Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

"Quando a gente fecha os olhos, pode ficar em quase todos os lugares que deseja estar." [O Livro do Amanhã]



Boa tarde pessoas, como estão?

Faz muitos meses que li Ps.: Eu  Te Amo da Cecelia Ahern, depois de ler ele fui em busca de mais informações sobre a autora e seus livros. Então li muita coisa dizendo que Ps.: Eu Te Amo era um dos livros mais fracos da escritora, então comprei A Vez da Minha Vida e O Livro do Amanhã. 
Li O Livro do Amanhã e antes que continuem lendo, demorei pelo menos um mês pra conseguir terminar o livro. Achei o decorrer da história super maçante, já o final me surpreendeu, foi emocionante.

Mas vamos ao livro...


A personagem principal é Tamara Goodwin, 16 (ou 17, segundo alguns) anos, filha única de família rica. Uma menina muito mal educada, grosseira, e mal agradecida. Que só sabe gritar, xingar e exigir coisas. 

O mundo de Tamara e sua mãe vira de cabeça pra baixo quando perdem o pai repentinamente, não direi como ele morreu.
Com a morte do pai, descobre-se que eles estavam afundados em dividas, a mãe entra em choque e as duas são expulsas da mansão e obrigadas a deixar tudo para trás, indo morar com o "irmão" de sua mãe e a esposa dele, em uma cidadezinha no interior do interior da Irlanda. Com toda essa situação a agressividade e grosseria de Tamara só aumentam e, sim, ela será assim por todo o livro.

“Às vezes, muita coisa pode resultar de uma destruição total. Você pode crescer de verdade”.

O que há onde elas estão morando? Shoppings? Cinemas? Lojas? Não há nada além de uma casinha de caseiro onde vivem ela, a mãe e os tios, ruínas de um castelo e um barracão em frente a casinha que parece ter uma moradora misteriosa e, vez ou outra, aparece a Biblioteca Itinerante.

Rosaleen, a esposa do tio, tem um véu de segredos que a cobre, e esse parece ser o motivo de ela tentar controlar tudo e todos, o tempo todo, ela cerca Tamara de todas as formas possíveis.
Arthur, o tio, fala pouco, muito pouco, mas mesmo com poucas palavras deixa clara sua preocupação com a família.
Tamara faz amizade com Marcus, responsável pela Biblioteca e com uma velha freira, irmã Ignatius, que, pelo nome, ela achava ser um homem. Na biblioteca Tamara encontra um livro estranho, lacrado com uma fivela e um cadeado. Não há chave para abrir o livro.


“Tenho montes de ações pelas quais preciso me perdoar. Vou levar tempo para conseguir. Agora, me alegro quando acordo e vejo que existe um amanhã. Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora, pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torná-los o melhor que puderem ser” (Pág. 16).
                                                                                                                     
  
Em um jardim próximo as ruínas do castelo, a menina conhece a Irma Ignatus, um freira muito amável e simpática, minha personagem favorita.

Tamara só consegue abrir o livro dias depois com a ajuda da irmã Ignatus. Quando consegue abrir o livro, ela descobre algo bem incomum, o livro está em branco e ela se sente uma tola por ter protegido tanto aquele livro idiota.

- Mais emocionante que um já preenchido, pois você, sem a menor dúvida, não poderia usá-lo. 

- Então, eu poderia lê-lo. Daí se chamar livro – respondi irritada e mais uma vez senti que esse lugar me decepcionava. 
- Preferiria que lhe dessem uma vida já vivida também , Tamara? Desse modo você pode relaxar e observá-la. Ou preferiria você mesma vivê-la? – perguntou com um sorriso nos olhos. 
Pág. 113


Porém ao amanhecer do dia seguinte, ao abrir o livro Tamara vê que há coisas escritas sua própria letra, como um diário que ela não escreveu, ela acha que alguém a está pregando uma peça, ainda mais pelo fato de as anotações estarem datadas do dia seguinte. Depois de entender e passar a acreditar que o que está escrito no livro é realmente o que irá acontecer no dia seguinte, Tamara se vê entre duas opções: apenas seguir o dia deixando acontecer como o relato do livro ou alterar o que não agradou.

Com o decorrer da história Tamara conhece Weseley, ele é filho do novo médico da cidade e depois de alguns ocorridos  ele passa a creditar em Tamara e seu livro mágico. Tamara descobre o misteriosos moradores da casinha em frente e junto com eles a enorme mentira em que todo sua vida esteve envolta. Descobre também sobre o passado de Rosaleen, Arthur, sua mãe e seu pai (s).

Tamara sempre acreditou que Rosalee escondia um segredo, mas a história dá tantas voltas que você passa a acreditar que é tudo imaginação da menina.

O final do livro me prendeu muito, não consegui parar de ler até acabar e saber toda a verdade.

“Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso. Penso em livros de forma muito diferente agora.”

O livro tem muitos trechos que valem a pena serem marcados.

“Todas as árvores que ladeavam a estrada viraram a cabeça para me encarar. Se homens vestidos de armadura aparecessem, a galope, em minha direção, não estariam deslocados. A propriedade impregnava-se de história abarrotada de fantasmas do passado e, agora, ali estava eu, apenas outra pessoa pronta para contar a sua. As árvores haviam visto tudo isso, no entanto, mantinham-se interessadas e, quando soprou a leve brisa de verão, as folhas sussurraram umas com as outras e emitiram os sons de lábios que cochichavam sem jamais se entediar com a jornada de outra geração” (Pág. 42).


Leiam o livro, tirem suas próprias conclusões e depois comentem aqui o que acharam.

Beijos.

Título: O livro do amanhã
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Preço: R$ 9,90 (promoção no Submarino)


0

0 comentários:

Postar um comentário