Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

''A arte da persuasão pode estar dentro de você, contra você" [Anjos - O Segredo de Judith]

Há algum tempo recebi esse livro, Anjos - O Segredo de Judith, para ler e resenhar no blog por meio do BookTour Lá vai o Livro, organizado pela Nany Oliveira do blog Manias de Leitores. Gostei muito da experiência. 
Mas vamos ao livro. Na cidade grande, o detetive Clóvis e seu colega tentam resolver um caso de um Iconoclasta (O termo iconoclastia significa literalmente “quebrador de imagem” e tem origem no grego eikon (ícone ou imagem) e klastein (quebrar)). O caso é difícil e não está tendo resultados. Então o detetive lê uma noticia de um crime no jornal e acredita que para seguir com o caso do Iconoclasta precisa resolver o crime da noticia antes.


          A partir deste ponto o autor, brasileiro, Wudson Silva nos leva a pequena cidade de Rio Vermelho, no interior de Minas Gerias. Onde uma catequista muito querida por todos na cidade, Judith, é assassinada misteriosamente. O caso causa alvoroço na população, é ai que entra Clóvis, o detetive renomado da cidade grande. O detetive promete solucionar o crime em apenas uma semana.

Os capítulos do livro são divididos nos dias da semana mais um capitulo final.

Em Rio Vermelho há um policial que fica encarregado de acompanhar Clóvis durante a investigação, Isaías, ele é também o narrador do livro. Isaías é mal-humorado, grosseiro e completamente negativo, além de reclamar de tudo. Só não desisti do livro no inicio porque me comprometi a ler até o fim e resenhar depois.

Ao contrário de Isaías, Clóvis é um homem misterioso e enigmático e parece ler pensamentos. Ele está decidido a descobrir quem matou Judith.


''O mundo que a pessoa cria ao seu redor é exatamente o mundo que existe no seu interior. Se seu mundo exterior é desordenado, sua alma também o é.''


No decorrer da semana os dois homens vão descobrindo os segredos de Judith.
Do meio em diante a trama é envolvente e faz com que o leitor deseje devorar o livro para descobrir de uma vez o assassino.
E, ficamos ainda mais desesperados quando nem Clóvis tem certeza de quem é o assassino.
Depois desse caso, a cidade nunca mais será a mesma, nem Isaías que melhora muito e nos surpreende no final.


“Eles foram dormir. E a única coisa que obtive foi um gosto amargo de derrota por não conseguir conversar com a minha própria família”


Em determinado ponto do livro, a investigação policial passa para segundo plano, permitindo a abordagem de um mundo do sobrenatural e consequências negativas e positivas frente as atitudes humanas. Wudson Silva também aborda temas bastante complexos, como a religião, pecados, perdão e morte, além das relações familiares e o mundo onde as aparências enganam.



''Quero dizer que quando a gente muda, a tendência é que as pessoas ao nosso redor mudem também.''


Pontos negativos: o autor utiliza muitas gírias locais de onde vive, dificultando a compreensão para quem não conhece o linguajar da região. No inicio do livro há muitas frases clichês, mas com o decorrer da história a escrita vai amadurecendo.
  

“E, por incrível que pareça, foi dentro do hospício que descobri o verdadeiro valor da vida”


''Qualquer pessoa pode ser religiosa nesse mundo. Seja corrupta, assassina ou transtornada, qualquer pessoa pode facilmente frequentar uma igreja e andar por aí com uma bíblia na mão. No entanto, quando observamos as coisas ao seu redor, há uma grande probabilidade de esclarecermos traços da sua personalidade. Havia uma frustração muito grande.''


''O mundo que a pessoa cria ao seu redor é exatamente o mundo que existe no seu interior. Se seu mundo exterior é desordenado, a sua alma também o é.''


''Faz diferença ser culpado ou inocente? A vida é um lixo. O ser humano é um lixo. Estava no auge da minha felicidade e me jogaram na sarjeta. Lutei pelos meus ideias, lutei por uma vida digna, mudei o meu modo de pensar e me vestir. E o que isso adiantou? Nada! Sinto o demônio zombar de mim; sinto o olhar de desprezo das pessoas; sinto perder o sentido da vida. Deus me abandonou, é isso que aconteceu. Prefiro aceitar a verdade de que estou caminhando para as trevas.''



Por fim, leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.
0

0 comentários:

Postar um comentário