Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

Costa da Lagoa - Trilhas pela Ilha

A Ilha de Santa Catarina, popularmente e erroneamente chamada de Ilha de Florianópolis, conta com diversas trilhas de tirar o fôlego, em todos os sentidos. Este é o caso da trilha da Costa da Lagoa ou Caminho da Costa, localizada na costa da Lagoa da Conceição, no sentido Oeste da Ilha.





A Trilha tem inicio ao final da estrada do Canto dos Araçás e finaliza na Praia do Saquinho.
A trilha é considerada histórica do período colonial, em certas partes conta com calçamento original da época de pedras, áreas de pesca, casarões antigos, ruínas de engenhos, vilarejos e oficinas de artesanato, por este motivo a trilha é conhecida como Caminho das Sete Vilas.
As Sete Vilas são Vila Verde, Praia Seca, Praia da Areia, Baixada, Centrinho, Praia do Sul e Saquinho. O ponto mais elevado fica após a Ponta da Areia, de onde se pode avistar uma paisagem inesquecível: uma panorâmica das dunas da Praia da Joaquina, da Lagoa em toda sua extensão, da Reserva Ecológica do Rio Vermelho, do Morro da Barra da Lagoa e da Ponta da Galheta. (Fonte: Guia Floripa).

O trajeto é tranquilo, quase que completamente plano e sombreado pelas árvores e se, por acaso você se sentir mal ou cansado, é só parar em um ponto e pegar o barco “Ônibus” até o seu destino.


           
O caminho é entre a Mata Atlântica e a Lagoa, o percurso é bem marcado, não há risco de se perder. Contudo as pedras podem estar extremamente escorregadias, por isso é preciso ter atenção onde pisa e tomar cuidado para não escorregar.
           


Infelizmente a área foi invadida e, sem fiscalização, continua a ser. Por este motivo, durante o trajeto além de belas paisagens naturais, podemos ver algumas belas mansões com píer particulares e cercas e algumas casinhas simples mais adentro da mata, dos não tão ricos.

           



Todas as vezes que fiz a trilha fui apenas até o Centrinho, onde há uma comunidade típica açoriana de rendeiras, artesãos e pescadores. Os moradores são extremamente simpáticos e acolhedores, com suas casinhas simples, aconchegantes e coloridas.
Gosto muito de fazer a trilha a pé, iniciando por volta das 9:30h. para chegar ao centrinho da Costa próximo ao meio dia, almoçar uma deliciosa sequência de camarão e retornar de barco até o inicio da trilha.
O primeiro restaurante é o meu favorito, a comida é ótima e a vista é linda.
  

    
E almoçando nele você não precisa pagar o barco para retorno, economizando cerca de R$ 6,00 por pessoa. Além do preço deles ser um dos melhores na região. As porções em todos os restaurantes servem de duas a três pessoas.
Na Centrinho há ainda uma cachoeira, a cerca de 10 minutos do restaurante, é pequena, mas muito bonitinha. Tome cuidado e respeite a sinalização, não subam no alto da cachoeira, as pedras são extremamente escorregadias e já houve pelo menos dois acidentes com morte.
       


Ah, se você tiver biscoitos Scooby, leve, sempre há um ou dois cãezinhos que acompanham os trilheiros.



         Nível de dificuldade: Médio.
Atrativos: lagoa, vista panorâmica, cachoeira, rio, praia, fonte d’água, Mata Atlântica, passeio de barco, restaurante.
Tempo: Completa: cerca de 4h. – Até o Centrinho: cerca de 2:30h.
Início: Final da Estrada Geral do Canto dos Araçás.
Fim: Praia do Saquinho.
Principal dificuldade: Extensa, 7.300m.

Ps.: Algumas fotos são minhas, outras de uma amiga muito querida e outras (da comida e cachoeira) encontrei pela internet.


0

0 comentários:

Postar um comentário