Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

"Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos... [Diário de uma Paixão]


...talvez a cada vez tenhamos sido forçados a nos separar pelos mesmos motivos.”



Desafio: 52 Weeks Project

A muitos anos li Um Amor pra Recordar do Nicholas Sparks. Achei a escrita dele muito ruim. Recusei-me a ler qualquer outro livro dele. Mas uma amiga insistiu muito, disse que ele havia melhorado muito, praticamente implorou que eu desse mais uma chance a ele.
Bem, por toda a insistência dela, resolvi comprar uns livros que estavam em uma baita promoção no submarino.
Nesse ano resolvi ler um deles. Meu 5º livro lido em janeiro foi Diário de uma Paixão – Nicholas Sparks. Forcei-me a afastar todo e qualquer preconceito que criei sobre o autor e li o livro. Dei uma segunda chance. E nunca me arrependi tanto.


Nicholas Sparks é um autor de livros para filme e para pessoas melosamente românticas. Na verdade nem melosos são os livros. Eles deixam a desejar, ele pode ter a melhor ideia para uma história inédita, mas seu enredo é fraco. Os filmes são fantásticos. O produtor merece ser ovacionado.
Vamos ao livro. Como você já deve ter percebido, não gostei. Não sejamos tão injustos com o livro, ele começa ruim, melhora bastante entre as páginas 100 e 200 e depois fica pior que o começo. Mas possui frases muito bonitas.
Começa com Noah com 80 anos, lendo um diário que não está escrito como diário sobre quando ele tinha 30 anos e estava lembrando de si mesmo quando tinha 17. Para uma idosa com Alzheimer.



SPOILERRRRRRR

Bem, aos 17 ele viveu uma grande história de amor em um verão com Allie. Seus apis não aprovaram seu relacionamento com o rapaz, retornaram para casa no fim do verão. Allie retornou à cidade apenas 15 anos depois, logo após ver uma reportagem em um jornal sobre ele, que havia comprado um casa antiga e estava fazendo um excelente trabalho de restauração.

Não conta sobre o romance de verão. Também não entra em detalhes da vida separados.

Nas horas de luto e sofrimento eu vou abraçar e embalar você, e farei da sua tristeza a minha tristeza. Quando você chorar, eu vou chorar; quando você sofrer, eu vou sofrer. Juntos tentaremos estancar a maré de lágrimas e desespero; juntos vamos superar os obstáculos das esburacadas ruas da vida.”

Então volta aos velhinhos. Eles conversaram o dia inteiro, ela quer saber o fim da história, mas ele não conta. Ele deseja que ela lembre sozinha o final do diário que já leu tantas vezes.
A cada dia que passa Noah sente mais dificuldade em respirar, se aquecer, e mexer as atrofiadas mãos. E depois de um derrame, mal consegue andar.

“Mas não se iluda. Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei uma pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.


O fim do livro?
No meio da noite ele vai ao quarto dela, ela acorda e, milagrosamente, lembra dele, então eles fazem sexo.

O filme e o livro tem histórias extremamente diferentes. E finais também. Fique tranquilo você não verá o filme terminando com um casal de idosos fazendo sexo.
Entre ler o livro e assistir o filme, assista o filme. O filme completa o que faltou no livro, como a história de amor que viveram naquele verão e a vida dos dois quando um estava distante do outro.

O livro é composto por 256 páginas. Mas poderia ter sido com umas 160. A letra é muito grande e o espaçamento entre linhas acompanha o tamanho exagerado. Creio que isso foi feito para que parecesse um livro maior.

“- Por que você está me olhando desse jeito?
- Só lembranças...
Eu me apaixonei por ela enquanto estávamos juntos, e me apaixonei ainda mais nos anos em que ficamos separados.”


Título: Diário de Uma Paixão
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256 (a história acaba na 223)
Preço: R$ 9,90 (Promoção no Submarino)





0

0 comentários:

Postar um comentário